Ciência Médica.PT

Para os brasileiros que não saibam, ou ainda não se tenham apercebido, em Portugal também existem pessoas inteligentes e inovadoras, seja em que área for. A tal ponto que conseguem atrair cirurgiões e médicos de todo o mundo para aprenderem algo no campo da medicina que é realmente revolucionário.


1
Prémio para investigador português 
por avanços no estudo do VIH2



O HIV2, um dos vírus que provoca a SIDA e que foi isolado em Portugal pela primeira vez, motiva um dos trabalhos premiados este ano pela Pfizer. Nuno Taveira vence o prémio na vertente investigação com um estudo que analisa a forma como o vírus progride ou é bloqueado pelos anticorpos do organismo.

O grupo de investigadores chegou a conclusões que podem abrir caminho para o desenvolvimento de uma vacina contra os dois tipos de vírus que provocam a SIDA. [...]

Ler o artigo completo: RRenascença


2

Seringa a laser, sem agulha,
inventada em Coimbra


Uma seringa a laser, sem agulha, está a ser desenvolvida em Coimbra e deverá chegar ao mercado dentro de um ano, anunciou, esta segunda-feira, Carlos Serpa, um dos investigadores envolvidos.

O Laserleap (seringa a laser) é um sistema em nada semelhante às tradicionais seringas com agulha, mas que, tal como estas, permite fazer chegar o medicamento ao destino pretendido, só que sem picada e recorrendo a laser. [...]


Ler o artigo completo: Jornal de Notícias


2

Tratamento inédito à próstata
desperta interesse mundial


Portugal tem o único centro mundial que efectua técnica inovadora no tratamento da doença da próstata mais frequente


Clique na imagem para ver o vídeo


Portugal tem o único centro mundial que efectua uma técnica de tratamento da hiperplasia benigna da próstata pouco invasiva, quase sem efeitos secundários e que está a suscitar interesse internacional e a atrair doentes e médicos de todo o mundo.

A hiperplasia benigna é a doença mais frequente da próstata, muito comum nos homens a partir da meia-idade e que consiste num aumento do volume daquela glândula, obstruindo as vias urinárias e tornando difícil o acto de urinar. [...]


Ler artigo completo: dnotícias.pt

4

Universidade do Minho (Foto JN)


Molécula que ataca doenças como Alzheimer ou cancro descoberta em Portugal

Um estudo coordenado por uma investigadora da Universidade do Minho descobriu uma molécula-chave que «abre novas perspectivas» no tratamento de doenças como Parkinson, Alzheimer, hipertensão hereditária e cancro.

«Este estudo abre novas perspetivas no tratamento destas e de outras doenças», sublinha Sandra Paiva, da Escola de Ciências da UM.
[...]



Ler o artigo completo: Jornal SOL



  • Deverei dizer: parece piada de português?