Bondes - RJ

   Sempre que há perda de vidas a lamentar a questão é grave!
Por isso este tema não é para rir...


   Em 27 de Agosto de 2011, na sequência dum gravíssimo e  trágico acidente, o sistema de bondes de Santa Teresa no Rio de Janeiro foi suspenso para análise e considerações adequadas para a sua revitalização. 
acidente com 5 vítimas mortais e 57 feridos a lamentar
clique na imagem
Durante o 6º Encontro de Negócios Brasil/Portugal, realizado em 16 de Setembro no Rio de Janeiro, o Governador Sérgio Cabral Filho solicitou ao Ministro dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, diligências para promover uma cooperação técnica com a Companhia CARRIS de Ferro de Lisboa, no sentido de retomar a operação dos bondes de Santa Teresa na cidade maravilhosa.

Cartão postal do Rio: Bonde de Santa Teresa

carreira regular de bondes em Santa Teresa
   «Os bondes fazem parte do cartão postal da cidade do Rio. Nós temos obrigação moral e cívica de retomar o serviço com uma outra qualidade. Os bondes voltarão modernizados com a tecnologia dos eléctricos de Lisboa, com dignidade, não só para quem mora em Santa Teresa, que tanto lembra bairros portugueses, como também para todo povo do Rio e do Brasil que ama esse meio de transporte tradicional e característico do bairro» afirmou o Governador. Depois de contactada a CARRIS, esta empresa portuguesa colocou de imediato à disposição todo o conhecimento da empresa e os seus quadros para ajudar no processo de revitalização dos bondes de Santa Teresa. Em Setembro de 2011, uma delegação de quadros do Detro – Departamento de Transportes Rodoviários e da Central – Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, deslocou-se a Lisboa com o objectivo de conhecer 
Eléctrico turístico de Lisboa
a rede de eléctricos da CARRIS
e todo o seu sistema de operações que é perfeitamente viável, segura e capaz de atender não só os seus habituais clientes, como satisfazer também os desejos dos viajantes mais curiosos e o lazer dos turistas que visitam a capital portuguesa. A delegação realizou uma viagem de eléctrico pelas colinas de Lisboa, algumas bem mais íngremes, apertadas
Calçada Nova de S. Francisco, Lisboa
e difíceis que as de Santa Teresa, concluindo que os bondes do Rio poderão voltar a circular com toda a sua beleza e segurança.
   No mês de Outubro de 2011 uma equipa de técnicos da CARRIS deslocou-se ao Rio, a pedido da Central, para tomarem conhecimento da realidade dos bondes de Santa Teresa.
   Em Novembro, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, celebrou com a CARRIS um Protocolo de Intenções no âmbito da cooperação entre a empresa de eléctricos de Lisboa e o serviço de bondes de Santa Teresa. A assessoria será ao nível da definição das melhores soluções, quer na reconstrução da via, quer dos veículos, da rede de energia e da manutenção de todo o sistema.
   Com este protocolo, a Carris, uma empresa portuguesa no sector dos transportes em Lisboa, vê a sua experiência e conhecimentos técnicos serem reconhecidos além-fronteiras.

Fonte: Revista Lisboa - Carris nº 70, 4º Trimestre de 2011

   Caso tivessem ocorrido apenas danos materiais sem necessidade de lamentar as vítimas mortais e o elevado número de feridos do fatídico acidente que merecem todo o respeito e consideração, assim bem como todos os seus familiares... poderia mesmo ser uma situação caricata muito engraçada... Os portugueses são uma piada no Brasil, mas por vezes fazem falta nos momentos críticos e dão muito jeito nos momentos oportunos!

Ler mais:  Diretor da Carris em Lisboa avalia que empresa está pronta para atuar no Rio de Janeiro

Álbum do tempo em Lisboa
os primeiros "americanos" de tracção animal em Lisboa
carro eléctrico do museu da Carris, Lisboa
aberto lateralmente com estribo corrido
carro eléctrico do museu da Carris, Lisboa

Velhinho eléctrico ainda sem portas


carreira regular de eléctricos em Lisboa,
já remodelados com portas automáticas
homenagem do Google PT

nova frota de eléctricos rápidos de Lisboa

folo-link

   "O governador Sérgio Cabral acertou em cheio ao mandar nossa equipe a Portugal para o encontro com os técnicos da Carris. Realmente, o sistema de bondes de Lisboa e os problemas existentes ali são bastante parecidos com os de Santa Teresa e esta troca de experiência será fundamental para o serviço de recuperação necessário aos bondinhos cariocas.[...]"
- Rogério Onofre