Piada do Habib's e Queijo Mineiro

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VEJA:
Preste atenção no que anda comendo,
presidente Dilma.
Pode ser ilegal

2 - Piada Habib's


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Nada de queijo mineiro no café da manhã da presidente (Foto: Gustavo Miranda / O Globo)
Nada de queijo mineiro no café da manhã da presidente
(Foto: Gustavo Miranda / O Globo)

 O QUEIJO E A LEI

Estaria a presidente Dilma Rousseff violando a lei se comesse uma fatia de queijo de minas? É perfeitamente possível que sim, pois ela tem de obedecer ao que o governo permite ou proíbe que os brasileiros ponham na boca ao fazer uma refeição.

Pelo bom-senso mais elementar, a presidente da República deveria ter o direito de comer em paz o seu queijo — sem precisar, antes, consultar o advogado-geral da União para saber se isso está ou não dentro da legalidade. Mas o Brasil é o Brasil.

Aqui, entre outros prodígios da lei, um papagaio tem de ser submetido a autópsia quando morre, para esclarecer suspeitas de alguma infração sanitária — e num país onde se exige um negócio desses, e as autoridades entendem que só existem dois tipos de coisas na vida, as obrigatórias e as proibidas, sempre é bom perguntar tudo.

No caso do queijo mineiro, por exemplo, nada é tão simples como parece. A rigor, ele praticamente não pode ser comido fora do território de Minas Gerais, pois tem de respeitar o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal — e cumprir as exigências feitas ali, ao longo de 900 artigos, é mais do que promete a força humana.

Acredite-se ou não, o regulamento foi criado por um decreto do presidente Getúlio Vargas, em 1952, e está em vigor ate” hoje, como lembrou recentemente o suplemento de comida de O Estado de S. Paulo. Na verdade, é nele que se sustenta toda a fiscalização atual dos alimentos que vêm de qualquer bicho existente sobre a face da Terra — piorada, é claro, pelo tsunami de novas regras criadas de lá para cá.

É uma coisa tão velha que só os brasileiros com mais de 60 anos de idade tinham nascido quando o decreto começou a valer. É, também, um momento inesquecível do “estado” brasileiro em ação — esse “estado” que pretende saber tudo o que é melhor para você. O regulamento em questão, por exemplo, achou necessário explicar o que é um queijo — um produto de “formato cilíndrico”, com “untura manteigosa” e dotado de “buracos em cabeça de alfinete”.

Frango ao molho pardo em restaurante não pode, mas não está claro se é permitido fazer em casa (Foto: Assimsefaz.com)
Frango ao molho pardo em restaurante não pode, mas não está claro se é permitido fazer em casa (Foto: Assimsefaz.com)

É uma sorte, realmente, que o governo tenha pensado nisso: graças à sua sabedoria, nenhum cidadão corre hoje o risco de ver um queijo e não saber o que é aquilo. O problema real começa quando os escreventes da administração pública decidem o que se pode fazer ou não com um queijo canastra, digamos, e uma porção de outras coisas boas.

Para sair de Minas, o queijo tem de receber um carimbo de autorização do SIF, ou Serviço de Inspeção Federal, que faz pane do Mapa, ou Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e não incomodar a Anvisa, ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é do MS, ou Ministério da Saúde; também precisa fazer o que manda o Dipoa, ou Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, e o Sisbi-Poa, ou Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ambos do mesmo Mapa, e obedecer à vigilância sanitária das prefeituras.

Deu para entender? Tanto faz. Mesmo que entendam, os pequenos produtores — de cujas queijarias sai quase todo o queijo mineiro que merece ser chamado assim — não têm a menor condição de cumprir as exigências de uma manada de burocratas desse tamanho.

O resultado é que nos grandes centros consumidores o produto legítimo de Minas quase só pode ser encontrado no comércio clandestino: os supermercados e o varejo legalizado não se arriscam a comprar queijo “informal”.

Os produtores artesanais deixam de ganhar milhões de reais por ano, pois não conseguem vender o volume que poderiam. Os consumidores deixam de comprar, pois não conseguem achar à venda o queijo que querem comer. Quem ganha alguma coisa com isso?

Por causa desse mesmo sanatório geral, os restaurantes brasileiros estão proibidos de servir frango ao molho pardo, ou galinha de cabidela. Não podem matar, eles mesmos, o frango e separar na hora o sangue, ingrediente essencial da receita. Têm de comprar frango oficial, nos abatedouros oficiais — e ali é proibido vender sangue fresco. (Não está claro se o cidadão pode comer um frango ao molho pardo feito na cozinha da própria casa.)

Goiabada cascão preparado em tacho de cobre, com colher de pau: proibidíssimo! (Foto: Getty Images)
Goiabada cascão preparado em tacho de cobre, com colher de pau: proibidíssimo! (Foto: Getty Images)


As patrulhas da Anvisa também proíbem a fabricação de goiabada, ou qualquer outra coisa, em tachos de cobre, como sempre se fez no Brasil. 
Não permitem, além disso, o uso de colheres de pau na preparação de alimentos, e mostram-se indiferentes ao fato de que 70% de tudo o que se come no Brasil vem dos pequenos produtores — os menos capazes de cumprir as ordens do governo. 
Preste atenção no que anda comendo, presidente Dilma. 
Pode ser ilegal.

Fonte: VEJA

2 - Piada Habib's




   A rede brasileira de restaurantes Habib's, propriedade do luso-brasileiro António Alberto Saraiva, foi motivo dum inquérito civil instaurado na Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo, em 2011, que apurou uma eventual discriminação à comunidade portuguesa através da campanha de publicidade "O bolinho é português, o preço é uma piada".



   A empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de São Paulo comprometendo-se a a doar um veículo no valor de R$ 50.000 a favor da Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, além de ter que colocar anúncios exaltando a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil.
   A Habib's argumentou que o fundador da cadeia de restaurantes é português e que jamais houve a intenção de ofender o povo português nas campanhas publicitárias, procurando apenas utilizar o humor como forma de divulgação dos produtos da alimentação típica de Portugal.

Fontes: Última Instância & Brasil 24.7

   É de lamentar que o sr. António Saraiva, que se afirma como sendo português, apenas porque nasceu em solo lusitano, se comporte como um mero estrangeiro, quem sabe, talvez como um simples homem brasileiro de negócios. O fundador da rede Habibs, apesar do seu inegável êxito como empresário não se vê como um verdadeiro português por ser filho de portugueses. Ele criou uma rede de restaurantes de comida rápida árabe, a Habib's, que obteve bastante sucesso no Brasil, lançou-se na expansão doutra cadeia de restaurantes de comida italiana, a Ragazzo, e posteriormente lembrou-se de comercializar dois produtos típicos de Portugal nas redes árabe e italiana, mas nunca criou nenhuma marca própria para divulgar os produtos do país dos seus antepassados. Além disso, permitiu que a publicidade dos produtos que imitam a comida portuguesa fosse realizada à base da chacota do povo português e da forma como se contam piadas no Brasil. E quem analisar bem, poderá constatar que os famosos bolinhos (ou pastéis) de bacalhau, ou mesmo os pseudo-pastéis de belém nada têm a ver com a comida tradicional portuguesa. Aliás, nem sei como pôde chamar "pastéis de belém" a um produto de confeitaria que imita um bolo confeccionado em Lisboa e que possui marca registada, é que em Portugal os bolos semelhantes aos famosos Pastéis de Belém têm a designação de "pastéis de nata", pois com aquele nome só os originais, e de certeza - por conhecimento próprio de degustação do dito pastel no Brasil - estes pseudo-pastéis de belém nenhuma semelhança possuem em relação aos originais, nem no sabor nem na qualidade da massa ou do recheio.


Eis o pastel de bacalhau, em Portugal, que se pode comparar
com os do Habibs, na piada em cima. E, em baixo à esquerda pode ver
-se a imitação do pastel de belém do Habib's, e à direita, o verdadeiro, confeccionado unicamente  nos Pastéis de Belém, em Lisboa.

   

Pergunta: UOL Business - Como tem sido a aceitação do pastel de Belém?
Saraiva - Excelente. Hoje ele já é o segundo item mais vendido da rede. O primeiro é o Bib'sfiha. Vendemos uma média de 50 milhões de esfihas por mês. Este mês, o pastel de Belém deve chegar a 4 milhões de unidades. Ele já bateu o segundo item, que era o quibe, que vende 1,8 milhão a 2 milhões de unidades.

O verdadeiro bolinho numa loja Habib's (clique na foto em baixo) para ler o comentário dum cliente do restaurante:


Bolinho original - muito menor e menos comprido que o da foto.


Opinião sobre o pseudo-pastel de belém (clique na foto em baixo) para ler o comentário dum cliente do restaurante:



Deverei dizer: parece piada de brasileiro?






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